Divulgamos o "Curso Prevenção à Iniciação ao Tabagismo", da Divisão de Controle do Tabagismo do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA), que visa otimizar as ações de prevenção ao uso de produtos derivados de tabaco por crianças, adolescentes e jovens.

 
 
 
 
Lembramos que em consonância ao disposto no calendário escolar, RESOLUÇÃO SEE Nº 4.660, DE 16 DE NOVEMBRO DE 2021 que, no período de 19 de junho a 26 de junho, está prevista a “Semana Estadual de Prevenção às Drogas”, instituída pela Lei nº 12.615, de 1997.

 

A semana é destinada conscientização à prevenção ao uso de álcool, tabaco de outras drogas nas escolas estaduais. O curso poderá fornecer subsídios para a realização de ações junto aos estudantes e demais integrantes da comunidade escolar.

 

Período de Inscrição: 12/04/2022 à 24/04/2022 (NÃO HAVERÁ PRORROGAÇÃO )

Quantidade de vagas: Não há limites

Público Alvo: Profissionais da saúde ou da educação que estejam vinculados ao Programa Saúde na Escola (PSE), às unidades de saúde da Atenção Primária ou às escolas públicas da educação básica. Também podem ser inscritos profissionais da educação que não estejam vinculados ao PSE.

Link de Inscrição: Google Formulário

Data do Curso: 05/MAIO/2022 (quinta-feira).

Horário do Curso: 10h às 12h e das 13h às 16h (horário de Brasília).

Modalidade: Online, será transmitida via YouTube, e próximo à data do curso informações detalhadas, bem como o link de acesso, serão fornecidos através do e-mail preenchido no ato da inscrição.

 

Objetivos de aprendizagem:

- Compreender a importância da promoção da saúde e da prevenção do tabagismo para a prevenção da iniciação do uso de produtos do tabaco por crianças, adolescentes e jovens;

- Conhecer os malefícios dos produtos derivados de tabaco, em especial do narguilé, dos dispositivos eletrônicos para fumar (e-cigs e cigarros aquecidos), cigarros de palha, orgânicos, dentre outros;

- Identificar as principais estratégias da indústria do tabaco para ampliar o seu mercado consumidor;

- Contribuir para a implementação da Convenção-Quadro da OMS para o Controle do Tabaco, desenvolvendo ações de promoção da saúde e prevenção do tabagismo em escolas.



Programação do Curso Prevenção à Iniciação ao Tabagismo:

1. O tabagismo como um problema de saúde pública.

2. A Convenção-Quadro da OMS para o Controle do Tabaco e o Programa Nacional de Controle do Tabagismo (PNCT).

3. Os malefícios dos produtos derivados de tabaco, em especial do narguilé, dos dispositivos eletrônicos para fumar (e-cigs e cigarros aquecidos), dos cigarros de palha, cigarros orgânicos, dentre outros.

4. Prevenção à iniciação – Por que prevenir? Publicidade e promoção de produtos derivados de tabaco em mídia eletrônica e digital.

5. Tabagismo passivo e promoção de ambientes livres.

6. Programa Saber Saúde: prevenção do tabagismo.

7. Datas Comemorativas: Dia Mundial Sem Tabaco e Dia Nacional de Combate ao Fumo.

 

Será emitida declaração de participação aos profissionais que: estão incluídos no grupo para o qual a ação de sensibilização é destinada (profissional da saúde ou da educação que esteja vinculado ao PSE, às unidades de saúde da Atenção Primária ou às escolas públicas da educação básica).

 

Participe!

 

 

Divulgação
 

 

 

Temos 125 visitantes e Nenhum membro online

Superintendência Regional de Ensino de Passos

Rua Olegário Maciel, 479 - Centro

Passos / MG - CEP: 37.900-902

Telefones de contato: (35)3211-4000/4001