O que é

 

Curso de Extensão em Educação Ambiental, em formato virtual à distância, de natureza semi-síncrona, com abordagem socioambiental, tendo a cidade de Belo Horizonte como referência de espaço de ensino e aprendizagem.

A proposta é que as atividades sejam realizadas seguindo a estrutura modular original do BH Itinerante presencial, suspenso, temporariamente, em função das restrições sanitárias de prevenção à COVID-19, não tendo, portanto, atividades de campo.

 

Objetivo

Formar Agentes Ambientais visando a promoção de ações socioambientais.

 

Conteúdo Programático

Ecologia Integral; Objetivos do Desenvolvimento Sustentável; Agenda 21; Aspectos Físicos e Biológicos; Ambiente Urbano; Redes Socioambientais; Políticas Públicas.

 

Metodologia

Atividades interativas, lúdicas e simultâneas em grupo, além de oficinas, travessias e relatos de experiência, utilizando-se de ferramentas virtuais com base na plataforma Google Meet.

 

Trabalho Final Virtual (opcional)

É proposta uma atividade prática, na modalidade de Travessia ou Oficina de Educação Ambiental, virtual, com planejamento e realização em grupos, que interaja com um público que não se restrinja ao do próprio curso.

 

Certificação

Para receber o certificado como Agente Ambiental, os cursistas deverão ter, no mínimo, 75% de frequência, o que corresponde a, no máximo, três faltas. O mesmo critério se aplica às horas de presença em cada dia do curso, ou seja, o cursista que se ausentar por mais de 50 min, em um encontro de 3h30min, será considerado ausente. Não será considerada ausência a falta justificada por razão de ordem de tratamento de saúde ou convocação judicial, devidamente documentada. O cursista que tiver mais de 03 faltas, receberá DECLARAÇÃO de presença com o número de horas cumpridas ao longo do curso.

 

Informações Gerais

  • Período: de 24/03 a 30/06/2022, às quintas-feiras, totalizando 13 encontros virtuais

  • Horário: das 8h às 11h30min

  • Carga Horária: 92h

  • Vagas para cursistas: 50

  • Vagas para monitores voluntários: 04

  • Público: maiores de 16 anos

  • Acesso à sala virtual: Plataforma Google Meet

 

Chega mais!… Plantões para Esclarecimentos

Os interessados em orientações sobre o curso poderão contactar a coordenação do curso por meio de plantões para esclarecimentos nos dias 04, 07, 09 e 11/03/2022, no horário de 10 às 12h e 14 às 16h, por meio da plataforma Google Meet no endereço: https://meet.google.com/edj-vweo-ykq.

 


 

INSCRIÇÕES PARA CANDIDATOS AO CURSO

Período: de 8h de 04/03/2022 às 8h de 14/03/2022.

Endereço: https://forms.gle/YPQzpCJBPY1nVPrt7.

 

Requisitos para participação nesta edição:

Possuir computador com câmera, som, microfone e acesso a internet, preferencialmente banda larga;

Dispor de acesso a conta do Gmail para acesso à plataforma Google Meets;

Possuir 16 anos completos até o dia 24/03/2022;

Ter disponibilidade integral nas atividades simultâneas (síncronas) do curso, às quintas-feiras de 8h às 11h30; e

Dedicar aproximadamente 2 horas semanais para realizar atividades assíncronas (sem dia e horário definidos) como leitura de textos, avaliações, relatórios, dentre outras.

 

Critérios de inscrição e seleção dos cursistas:

Terão prioridade:

1º) Candidata(o)s que apresentarem o maior número de certificados referentes às atividades educativas oferecidas pela Gerência de Educação Ambiental - GEEDA-MA/SMMA/PBH, de acordo com a seguinte ordem de importância:

a) Certificação de conclusão do Curso de Extensão em Educação Ambiental “Educação para o Risco Socioambiental”.

b) Certificação de participação em Oficinas de Educação Ambiental, Visitas Orientadas, Travessias/Circuitos Ambientais, Ambiente em Foco (presencial e virtual), Agentes Ambientais em Ação e Ciclo de Estudos sobre Riscos Socioambientais.

c) Certificação de participação em atividades educativas promovidas pelos Centros Regionais de Educação Ambiental - CEA da SMMA/PBH.

d) Certificação de participação em atividades promovidas pelos cursistas de edições anteriores do BH Itinerante como trabalho final.

Observação:

Havendo certificados, apresentá-los por arquivos digitais (formato JPG, PDF ou outros) junto ao formulário de inscrição.

A classificação final levará em consideração a somatória das atividades relacionadas nos itens b), c) e d), respeitando a hierarquia.

2º) Candidatos que não tiverem participado de nenhuma atividade educativa oferecida pela Gerência de Educação Ambiental da SMMA e que residam em Belo Horizonte.

3º) Candidatos que não tiverem participado de nenhuma atividade educativa oferecida pela Gerência de Educação Ambiental da SMMA e que residam na Região Metropolitana de Belo Horizonte ou no Colar Metropolitano de Belo Horizonte.

4º) Candidatos que não tiverem participado de nenhuma atividade educativa oferecida pela Gerência de Educação Ambiental da SMMA e que não residam na Região Metropolitana de Belo Horizonte ou no Colar Metropolitano de Belo Horizonte.

5º) Candidatos já selecionados para edições anteriores do curso BH Itinerante (presencial ou virtual).

 

Observação geral:

Em caso de empate em todos os itens, o desempate terá como critério a ordem de inscrição dos candidatos.

A comprovação de endereço de residência mencionada nos itens 2º), 3º) e 4º) será por autodeclaração, no formulário de inscrição. Constatada a ausência de veracidade nesta informação, o candidato(a) ou cursista terá sua inscrição cancelada.

 



INSCRIÇÕES PARA CANDIDATOS À MONITORIA VOLUNTÁRIA

 

A monitoria voluntária visa possibilitar ao Agente Ambiental anteriormente formado no curso BH Itinerante ou Educação para o Risco Socioambiental, exercitar e se apropriar de habilidades didáticas, interagindo com a coordenação nas etapas de planejamento e realização do curso.

Requisitos para concorrer às vagas de Monitoria Voluntária:

1º) Ter concluído edição anterior do curso BH Itinerante ou Educação para o Risco, comprovado por meio do envio de arquivos digitais dos certificados (formato JPG, PDF ou outros) no formulário de inscrição.

2º) Declarar ter disponibilidade semanal para participar da organização e do desenvolvimento do curso, de acordo com a seguinte agenda:

segundas-feiras (das 8h às 10h), de 21/03 a 04/07/2022, e

quintas-feiras (das 7h30min às 12h), de 24/03 a 30/06/2022.

3º) Possuir computador com câmera, som, microfone e acesso a internet, preferencialmente banda larga.

4º) Dispor de acesso a conta do Gmail para acesso à plataforma Google Meets.


Observação:

A seleção para monitoria voluntária terá como referência a exposição escrita, feita no ato da inscrição, sobre as razões que motivam a se candidatar à Monitoria Voluntária.

 

Inscrições para candidatos à monitoria voluntária:

Período: de 8h de 04/03/2022 às 8h de 14/03/2022.

Endereço: https://forms.gle/3ewYUmnJbegXDTkf6.

 


 

COORDENAÇÃO GERAL

Aluísio Cardoso de Oliveira, Biólogo;

Eliana Apgaua, Assistente Social;

Luciana Maria José Magalhães da Cunha, Geógrafa; e

Marcos Antonio Santos de Souza, Engenheiro Agrimensor e Cartográfico.


REALIZAÇÃO

Centro de Extensão em Educação Ambiental - Sala Verde - SMMA/PBH

Informações: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

https://prefeitura.pbh.gov.br/meio-ambiente/educacao-ambiental


Prefeitura Municipal de Belo Horizonte - PBH

Secretaria Municipal de Meio Ambiente - SMMA

Gerência de Educação Ambiental - GEEDA-MA


Av. Afonso Pena, 342, 8° andar - Centro

Belo Horizonte

Minas Gerais

Brasil

CEP 30.130-001

 


Divulgação

 
 

 

 

Temos 139 visitantes e Nenhum membro online

Superintendência Regional de Ensino de Passos

Rua Olegário Maciel, 479 - Centro

Passos / MG - CEP: 37.900-902

Telefones de contato: (35)3211-4000/4001