As vacinas são eficazes ferramentas no controle das doenças imunopreveníveis e na redução da morbimortalidade. As vacinas salvam milhões de pessoas no mundo todos os anos. A Organização Mundial da Saúde - OMS estima que, anualmente, 2 a 3 milhões de óbitos são evitados por meio da imunização. Atualmente, mais de 20 doenças infectocontagiosas podem ser prevenidas por vacina, a exemplo do sarampo, da caxumba, da rubéola, da poliomielite, entre outras. Embora as vacinas representem um cuidado preventivo de proteção da saúde, atualmente as coberturas vacinais vem caindo, e em alguns casos, não se tem alcançado as metas da cobertura ideal para um controle ou mesmo erradicação de algumas doenças que são imunopreveníveis, o que tem causado grande preocupação.

 

Neste sentido e considerando o ambiente escolar como um local de vínculo diário entre as faixas etárias preconizadas no Calendário Nacional de Vacinação, é de fundamental importância reforçar a adesão desse público-alvo.  Desta forma, a Secretaria de Estado de Saúde - SES/MG vem destacar a importância de fomentar a realização de ações de promoção da saúde nas escolas, com ênfase especial sobre importância da imunização e da verificação da situação vacinal, a fim de contribuir para a ampliação da cobertura vacinal das crianças e adolescentes na faixa etária de 05 a 17 anos, assim como de toda a comunidade escolar; com destaque para a relevância da vacinação contra a COVID-19.

 

Estas ações têm importância devido aos benefícios decorrentes da imunização, tais como: proteger contra doenças que podem causar incapacitação temporária e/ou permanente; conter a disseminação e promover a erradicação de doenças; reduzir as internações hospitalares e a perda de tempo de trabalho e anos de vida; reduzir o absenteísmo de docentes e educandos durante o calendário escolar. É nesta perspectiva, que o Programa Saúde na Escola (PSE), vem corroborar e fortalecer que seja ofertada ações de ações de promoção da saúde e prevenção de doenças imunopreveníveis de forma rotineira, em âmbito escolar, por meio de parceria das equipes de Saúde e de Educação.

 

Para apoiar o desenvolvimento desta ação, compartilhamos o material abaixo:

 


Divulgação
Ofício SES/SUBVS-SVE-DVAT-CI nº. 8/2022

 

 

 

 
 
 

 

 

Temos 324 visitantes e Nenhum membro online

Superintendência Regional de Ensino de Passos

Rua Olegário Maciel, 479 - Centro

Passos / MG - CEP: 37.900-902

Telefones de contato: (35)3211-4000/4001