Com os mais cordiais cumprimentos, encaminhamos as informações sobre o PROGRAMA JOVEM SENADOR 2022.

O tema deste ano é: “200 Anos de Independência: lições da história para a construção do amanhã” e as inscrições podem ser realizadas até o dia 18 de março de 2022. Podem participar estudantes do Ensino Médio das escolas públicas de todo o país e a seleção dos jovens senadores é feita por meio de concurso de redação.

Para participar, a escola deverá promover um concurso de Redação interno sobre o tema proposto pelo Programa, selecionar a melhor redação e enviar, juntamente com a ficha de inscrição devidamente preenchida, via formulário eletrônico para Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais - SEEMG pelo link abaixo:

Serão consideradas válidas as inscrições enviadas até às 23 horas e 59 minutos do dia 18 de março de 2022.

A SEEMG constituirá uma banca avaliadora para a seleção e as três redações melhor classificadas irão representar o Estado na etapa nacional. As comissões julgadoras do Senado Federal irão classificar os textos de cada Estado e do Distrito Federal e também definirão o 1o, 2o e 3o melhor colocados, os vencedores nacionais.

O programa é promovido anualmente pelo Senado Federal e visa proporcionar aos estudantes do Ensino Médio das escolas públicas conhecimento acerca da estrutura e do funcionamento do Poder Legislativo no Brasil, promovendo a reflexão sobre o exercício da cidadania.

Confira os materiais de divulgação:

Regulamento do programa | Ficha de Inscrição | Folha de Redação

Mais informações podem ser acompanhadas pelo site oficial do Programa.

Participe!

Memorando-Circular no 4/2022/SEE/DMTE - CTETC