Planos de Curso disponibilizados na página do Currículo Referência de Minas Gerais

O Planejamento Pedagógico é uma das ferramentas essenciais para a obtenção de um processo educacional democrático e eficiente, produzindo estratégias para conseguir o que se propõe, identificando as metas e os objetivos que se quer alcançar. Confira os planos de curso do Currículo Referência de Minas Gerais!

O Planejamento Escolar é um plano elaborado periodicamente para definir as atividades futuras da escola. É fundamental, para entender como a escola pode cumprir sua missão diante de suas demandas e desafios.

Planejar é muito mais do que preencher formulários, porque o conhecimento da realidade exige do professor uma relação interativa de ação-reflexão-ação num processo avaliativo permanente.

Os professores são parceiros determinantes na implementação do Currículo Referência de Minas Gerais, pois trabalham diariamente para garantir a aprendizagem de nossos estudantes. Mas essa é uma tarefa repleta de desafios e, por isso, a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE-MG) através da equipe pedagógica da Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores de Minas Gerais, de modo a auxiliar o professor no planejamento escolar, favorecer a organização das ações pedagógicas e estabelecer uma metodologia de sequência lógica, que influi nos futuros resultados de ensino e aprendizagem, elaborou o Plano de Curso – 2022, observando as competências e habilidades estabelecidas no Currículo Referência de Minas Gerais - CRMG a serem desenvolvidas e trabalhadas, obrigatoriamente, por todas as unidades escolares da rede estadual de ensino.

O Plano de Curso Bimestral é um documento estruturado por ano de escolaridade e por Componente Curricular, em conformidade com as Resoluções SEE-MG nº 4234/2019, 4657/2021, 4660/2021 e 4692/2021. Em cada Componente Curricular, as habilidades foram distribuídas por Bimestre, tornando-as mais complexas e aprofundadas à medida que o (a) estudante percorre sua trajetória escolar. A progressão das habilidades é compreendida pela relação entre o processo cognitivo e o objeto do conhecimento ao se mobilizar uma ação no percurso das aprendizagens dos (as) estudantes.

Os Planos de Curso estão disponibilizados na página do Currículo Referência de Minas Gerais no link:

Ele não traz consigo uma “receita pronta”, está aberto a adequações de acordo com a realidade do território, dos(as) estudantes e de sua criatividade e experiência. O que trazemos é uma proposta de como alinhar esses três pilares didático-pedagógicos, facilitando na construção de sequências didáticas, na definição e no alcance de objetivos e expectativas de aprendizagem.