Pais e responsáveis de estudantes encaminhados pelo Sucem devem confirmar matrícula até 14/1

Etapa é obrigatória para garantir a matrícula para o ano letivo de 2026 na rede estadual

07/01/2026
-
2 min de leitura

Estudantes encaminhados pelo Sistema Único de Cadastro Escolar de Minas Gerais (Sucem) precisam confirmar presencialmente a matrícula na escola indicada até o dia 14 de janeiro para garantir a vaga na rede estadual de ensino em 2026.

Pais ou responsáveis devem comparecer à escola com a documentação obrigatória, como certidão de nascimento ou RG do estudante, CPF, comprovante de endereço e histórico escolar ou declaração de transferência, quando necessário. Essa etapa é obrigatória para a efetivação da matrícula.

O encaminhamento foi feito pelo Sucem, sistema da SEE/MG que organiza a distribuição de vagas considerando critérios como zoneamento, irmãos na mesma escola e atendimento a estudantes com deficiência. A escola designada pode ser consultada no site do Sucem.

O não comparecimento dentro do prazo estabelecido implica a perda da vaga ofertada e a tentativa de uma nova matrícula poderá ser realizada apenas no período de vagas remanescentes, que ocorrerá de 27 de janeiro a 6 de fevereiro.

Em caso de dúvidas, pais e responsáveis podem procurar a escola indicada ou a Superintendência Regional de Ensino.


Fonte/Divulgação: Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais