Governo de Minas promove o “Dia do Currículo” nas Escolas Estaduais - 21 de setembro foi um momento de conscientização sobre as mudanças que vêm ocorrendo na Educação Básica!

O Dia do Currículo, que aconteceu no último dia 21 de setembro, foi proposto pelo Ministério da Educação (MEC), para todas as redes educacionais do país, como continuidade e conscientização dos trabalhos de implementação dos novos currículos elaborados a partir da Base Nacional Comum Curricular.

De forma bem descontraída, essa conscientização ocorreu através da mobilização para que a comunidade escolar conheça e se envolva com o Processo de Revisão do Projeto Político Pedagógico (PPP) da Escola e com reflexões acerca do Currículo Referência de Minas Gerais.

As Escolas se organizaram em três momentos para que o Dia do Currículo transcorresse de forma produtiva e dinâmica.

No primeiro momento houve a recepção com o acolhimento dos participantes com apresentações culturais, cartazes e pronunciamentos.

No segundo momento formaram-se Grupos de Discussões menores para que os participantes entendessem melhor sobre os Itinerários Avaliativos onde analisaram quais são os pontos que precisam de melhoria.

No terceiro momento foi realizada uma Plenária. Esta Plenária teve como objetivo principal garantir que toda a comunidade presente tivesse conhecimento dos temas discutidos e dos pontos priorizados compartilhando as discussões de cada Grupo.

Com a definição dos pontos prioritários a serem trabalhados houve no final a reflexão em Plenária dos seguintes tópicos com os membros da comunidade escolar:

• O que motiva os estudantes a frequentarem a Escola?
  • O que significa uma educação de qualidade?
  • Como os estudantes podem aprender mais e melhor?
  • Qual o papel dos professores e da equipe pedagógica da Escola na formação dos estudantes?
  • Como a Escola pode apoiar o projeto de vida de seus estudantes?
  • Você sabe o que é o Projeto Político Pedagógico (PPP)?

Enfim, o Dia do Currículo serviu para que as Comunidades Escolares ampliassem seus conhecimentos do cotidiano da Escola dos seus filhos e o quê e o do porquê e de que forma os Currículos são ministrados por toda equipe Escolar.

por Sérgio Raimundo Corrêa