Aconteceu na semana de 26 a 30/08/2019 a 3ª ação de Intervenção Pedagógica na E.E. General Carneiro.

Durante esta semana, a recuperação paralela foi o alvo da equipe pedagógica da E. E. General Carneiro. Em todas as disciplinas os professores retomaram os conteúdos de forma lúdica, visando sanar as dificuldades apresentadas pelos alunos ao decorrer do 2º bimestre.

Houve gincana de Língua Portuguesa, onde a professora trabalhou tanto a ortografia quanto a gramática para auxiliar os alunos nas dificuldades encontradas pelos mesmos ao longo do processo. Também foi um bom momento para refletir sobre as dificuldades encontradas pelos alunos no dia a dia e realizar um replanejamento das ações.

Os professores de Geografia trabalharam sobre a perspectiva da ocupação geografia para o Ensino Fundamental, com a confecção de uma maquete da sala. Estas estratégias e outras, como revisão de conteúdo através de perguntas e respostas foram ações que auxiliaram os alunos na retomada de conteúdos já estudados.

A professora de história desenvolveu um trabalho com pesquisas sobre o período das grandes navegações, como eram feitos os mapas e como se acreditavam ser as terras desconhecidas. O que os navegadores desejavam ao agregar as novas terras. Este trabalho foi feito através de recortes e montagem de um painel informativo.

As professoras de ciências realizaram trabalhos no laboratório levando a teoria à prática. Para realizar tal ação a professora capacita um grupo de alunos que realizará a experiência para um grupo de alunos enquanto a professora fica na sala com os demais realizando outras atividades. Esta ação foi feita em forma de rodízio e faz-se necessário devido ao fato de que o laboratório não comporta todos os alunos por ser pequeno.

Para o dia 30 de agosto foi realizado um circuito matemático durante o dia em todas as turmas, visto a deficiência de alguns alunos na matemática. Estas atividades foram selecionadas entre as sugestões enviadas pela SEE e adaptadas as condições de cada turma. Atividades realizadas: jogos de tabuleiro, Tangran, Origami, Caça ao tesouro e Torta na cara (envolvendo as operações matemáticas).

por Flávia Laterza Lopes