Acontece neste ano de 2021 a 24ª OBA (Olimpíada de Astronomia e Astronáutica). A OBA é um evento aberto à participação de escolas públicas e privadas, urbanas e rurais do nosso país.

Acontece neste ano de 2021 a 24ª OBA (Olimpíada de Astronomia e Astronáutica).

A OBA é um evento aberto à participação de escolas públicas e privadas, urbanas e rurais do nosso país. Nesse ano o evento se dá de forma híbrida, com várias etapas realizadas pela internet e provas no presencial, nas escolas com supervisão de um professor.

Trata-se de um acontecimento muito importante para a sociedade científica e muito aguardado por alunos de todos os níveis de escolaridade.

Neste ano, pela primeira vez, a Escola Estadual São José, em Passos-MG, considerada uma das melhores escolas públicas da região, com uma equipe formada por profissionais graduados de primeira linha, uma gestão, regida pelo Diretor Fabiano Amorim Costa, muito comprometida com o ensino e a formação de seus alunos participa das olimpíadas da OBA.

A idéia de participar da Olimpíada parte da professora Taíse, licenciada em ciências biológicas e pós-graduada em Educação Ambiental, que juntamente à equipe de ciências da escola, formada também pelas professoras Vivian do Nascimento Oliveira, graduada em Ciências Biológicas e pós-graduada em Gestão Ambiental, Viviane Borges Ávila Braga, graduada e pós-graduada em Química,  Camilla Chagas Silva Pereira, graduada e bacharelada em Ciências Biológicas e Elaine Cristina da Silva, graduada em Ciências Biológicas; durante as aulas remotas aos sábados letivos disponibilizaram aos seus alunos informações e conteúdos sobre a OBA, dicas de sites, aplicativos e vídeos para mostrar aos alunos o quanto seria importante fazer a Olimpíada. Além disso, motivaram e orientaram seus alunos a participarem da Olimpíada, dos quais 42 deles fizeram as inscrições.  Desses 42 alunos, 32 fizeram as provas.

A prova foi aplicada  nos dias 27 e 28/05/2021 de forma on-line e o resultado para a escola São José foi surpreendente! Dos 900 mil inscritos, a nível nacional, quatro alunos do São José foram medalhistas! Sendo  três medalhas de Ouro e uma medalha de Prata, além de um convite para a Seletiva Internacional que prepara a Equipe que representará o Brasil nas IOAA e OLAA.

Além do excelente resultado obtido pela instituição escolar, descobre-se também no meio dessa comunidade estudantil, uma família que vale “ouro”! Desta família saem três jovens medalhistas, os quais enchem de orgulho seus pais e a escola.

São eles:
* João Pablo Soares Lino - 2° ano do ensino médio - medalha de ouro - aluno da professora Vivian;
* Joaquim José Soares Lino - 9° ano do ensino fundamental - medalha de ouro - aluno da professora Viviane;
* Maria Clara Soares Lino - 8º ano do ensino fundamental - medalha de ouro - aluna da professora Vivian.

E outra vitória importante foi do aluno Marco Aurélio Ramos Silva, que conquistou medalha de prata e também é aluno da professora Vivian.

Questionadas sobre a importância desse acontecimento e diante dos resultados obtidos pela escola, as professoras de ciências relatam o seguinte: Vivian disse que o resultado foi além de suas expectativas, pois mesmo disponibilizando vários conteúdos e orientando aos alunos na busca de sites, aplicativos e vídeos mostrando como era importante participar da olimpíada, seria o primeiro ano de participação da escola na OBA e também o contexto das aulas remotas e da pandemia. Taíse relatou sobre a importância de se criar uma cultura de participar das Olimpíadas Científicas, pois ao longo do tempo surgem melhores resultados e também proporciona aos alunos a chance de participar das cotas de medalhistas nas principais faculdades do país. Viviane mostrou-se satisfeita com o resultado e atribuiu o mérito da medalha ao seu aluno, citou o contexto das aulas remotas e da pandemia terem sido uma dificuldade enfrentada, por alunos e professores. Camilla disse ter trabalhado aos sábados letivos com conteúdos sobre ciências espaciais, incentivou seus alunos a participar da OBA e relatou ser esta uma ótima oportunidade para que mostrassem seus talentos.  Elaine observou ter sido feito um planejamento com roteiro de aulas e questões de provas de olimpíadas anteriores, divulgação de links de acesso a essas provas, além de também incentivar a participação na olimpíada como forma de desenvolver habilidades de raciocínio lógico e ampliação de conhecimento na área de ciências da natureza.

Enfim, a Escola Estadual São José, enriquece a sociedade passense e região, com mais estas condecorações de seus alunos, apresenta uma família modelo  e  participativa, presente na vida escolar de seus filhos, algo tão necessário para que a aprendizagem se concretize e mostra como é importante o   comprometimento  dos professores e demais servidores com a educação.

E assim ficamos no aguardo, acreditando obter mais  resultados positivos e gratificantes como esse, vindos das escolas públicas mineiras!

Parabéns alunos!

Parabéns Escola Estadual São José!

por Angela Maria Rodrigues Silveira