A história de Athos, aluno especial da Escola Estadual Geraldo Starling Soares de Passos, com autismo, ajuda na receita de pão de queijo, atividade do PET 300 anos.

Com a implantação do Ensino remoto nas Escolas Estaduais várias ações vão surgindo, histórias de vida que nos nos surpreende a cada um de nós.

O aluno Athos Andrade Lima do 1º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Geraldo Starling Soares é um destes exemplos. É uma criança autista que apresenta limitações com comandos sensoriais, mas possui uma capacidade de percepção enorme.
Através das atividades dos PET’s, Athos se notabilizou em fazer pães de queijo, receita em alusão ás comemorações dos 300 ano de Minas Gerais. Motivo de orgulho para seus pais Fabiana Silva de Andrade e Plínio Medeiros Lima e para toda comunidade escolar.
Abaixo a explanação dos profissionais da Escola sobre o desempenho de Athos:

"Para nós este ano está sendo bem diferente, com as aulas remotas. Mas foram mudanças em toda nossa rotina.
Mas aos poucos fomos estabelecendo uma nova rotina, o Athos adaptou em fazer as aulas de manhã até mesmo porque eu trabalho a tarde. Chega das terapias descansa um pouco e fazemos.
Ele adora os vídeos enviados pela Tia Elaine no grupo da sala, que faz toda a diferença dando entusiasmo para ele. Tia Tânia nos entrega toda semana as atividades adaptadas, para ele tudo feito com muito capricho e dedicação, feito por ela, pela Marcela e Rosângela para que ele possa participar das aulas.
Athos adorou o PET 300 MG Comemorativo que foi adaptado com gravuras. Ele aprendeu sobre a bandeira, cidades históricas, festas de Minas, comidas típicas e paisagem...
Tia Tânia mandou a receita do pão de queijo com as gravuras para ele conhecer os ingredientes, como pão de queijo é a sua paixão chamei ele para fazer a receita.
Mas na hora de colocar a mão na massa ele não quis, até porque seu sensorial não deixa confortável em sujar as mãos. Ele ficou de olho na mamãe fazendo e doido para esperar ficar pronto e foi muito gostoso.

Apesar desse ano estar sendo bem atípico em nossas vidas, vamos vivendo um dia de cada vez com fé e esperança, que dias melhores virão, assim que essa pandemia acabar.

Aqui tem uma família de autista que acredita, que juntos venceremos todos os obstáculos.

Equipe Escolar da Escola Estadual Geraldo Starling Soares
Passos – MG”

A SRE de Passos por intermédio da Superintendente Regional de Ensino Lael Helena Keller Souza parabeniza a Escola e em especial o aluno Athos pela sua perseverança e habilidade. Continue assim!

por Sérgio Corrêa e Escola Estadual Geraldo Starling Soares