A Escola Estadual Professora Izaura de Oliveira Vilela, de São Roque de Minas, promoveu um Concurso de Fotografias relacionando as disciplinas de Biologia e Matemática, demonstrando que o aprendizado vai além da sala de aula e se faz presente na realidade dos próprios alunos.

 

O Projeto "Landscapes Canastra: Uma Nova Ótica Interdisciplinar para Aprendizagem de Biologia e Matemática", é um projeto interdisciplinar proposto pelas professoras Charlene Alvarenga (Ciências e Biologia) e Beatriz Ferreira (Matemática), com o objetivo principal de aproximar o processo de ensino aprendizagem da realidade sociocultural do aluno.

O projeto tem uma proposta interdisciplinar e interativa de atividades dinâmicas através de um concurso de fotografia relacionando Biologia e Matemática. Todos os alunos da escola desde o 6º ano da segunda fase do ensino fundamental ao 2º ano do ensino médio, tiveram a oportunidade de participar, com o intuito principal de incentiva-los na construção da aprendizagem relacionando a natureza, em especial as paisagens dos arredores da Serra da Canastra, com conceitos desenvolvidos nas disciplinas de Biologia e Matemática, demonstrando que o aprendizado vai além da sala de aula e se faz presente na realidade dos próprios alunos.

Vale ressaltar que a Escola Estadual Professora Izaura de Oliveira Vilela está localizada em uma comunidade às margens do Parque Nacional da Serra da Canastra, e, faz-se necessário o desenvolvimento dos educandos nas áreas da sustentabilidade, respeito a natureza e sua utilização como ferramenta de trabalho sem interferências ou impactos ambientais, visto que a maioria da comunidade vem encontrando estabilidade econômica com o crescente turismo nos últimos anos na região. A partir daí, informar o educando e desenvolver habilidades e conhecimentos relacionados à região em que vive se faz necessário para seu efetivo desenvolvimento, para facilitar a entrada no mundo do trabalho e também para que este possa disseminar por toda comunidade, noções de cidadania, respeito ao próximo e a natureza e assim ser o protagonista de seu próprio aprendizado e ainda estar apto a responder o questionamento: "Como integrar a sustentabilidade, o uso de  Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) na educação, os interesses e necessidades dos estudantes, explorando de uma maneira significativa os arredores da Serra da Canastra?"


 

Além disso, o trabalho por projeto permitiu aproximar o processo de ensino aprendizagem da realidade sociocultural do aluno e torná-lo protagonista do ato de aprender promovendo uma visão de identidade, integração e reflexão da natureza da Serra da Canastra na vida dos educandos.

O projeto foi dividido em três fases: Fase de mobilização de conhecimentos pelos alunos e preparação técnica do projeto, onde aconteceu a organização dos materiais e os elementos essenciais para o projeto como as propostas para os alunos de atividades dinâmicas. Fase de Apresentação e desenvolvimento do projeto/concurso fotográfico Landscapes Canastra, momento de apresentação do projeto/concurso pelas professoras, explicação aos discentes sobre a proposta através dos editais de normatização da participação e avaliação e disponibilização dos cronogramas, organização dos materiais referentes as submissões dos trabalhos, premiações, avaliações e resultado final do projeto/concurso.

Por último a Fase de Finalização materiais referentes ao projeto e o concurso fotográfico Landscapes Canastra, resultados alcançados, organização final dos materiais gerados pelo projeto, elaboração e envio dos certificados online de participação para alunos e avaliadores, bem como a entrega dos prêmios aos vencedores.

As atividades alcançaram uma proporção não mensurada no início do projeto, pois, o que de início foi pensado para aproximar o educando de sua realidade, seu ser, seu cotidiano, se tornou um projeto de socialização e interação entre as famílias, que demonstraram pelas interações no Facebook e WhatsApp, que compraram nossa causa e procuraram ajudar os filhos no melhor click quanto ao concurso fotográfico proposto e na melhor leitura da realidade vivenciada.

A comunidade mobilizou-se na visitação da página escolar no Facebook, e curtiram as fotos que mais os tocaram, assim, o projeto também aproximou a família e a comunidade da escola.

 

 

O que de início foi projetado para as áreas de Ciência/Biologia e Matemática, passou a permear interdisciplinarmente todos os conteúdos, e esses, passaram a contribuir para o desenvolvimento de mais habilidades necessárias ao convívio social.

Hoje, após o término do projeto e através do relato dos alunos, pudemos perceber que os objetivos foram alcançados e mais, os resultados foram muito além das nossas expectativas, pois, mesmo com as dificuldades do momento vivido, conseguimos nos reinventar e propor aos alunos atividades que uniam teoria e prática, discentes e comunidade, no desenvolvimento de competências e habilidades que contribuíram para a sua formação, cidadania e autonomia.

 

 


por Solange Cristian Ferreira Costa / Sérgio Corrêa

 

 

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