A partir desta semana, professores da rede estadual contarão com material complementar que pretende auxiliar no trabalho com os estudantes durante o Regime de Estudo não Presencial!

O Vamos Aprender é um projeto que reúne programas televisivos de 30 a 40 minutos para todas as idades – do Ensino Infantil ao Ensino Médio. Os episódios contemplam todas as áreas do conhecimento, incluindo conteúdos transversais ou multidisciplinares.

Desenvolvido pela União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e o Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed), com apoio da Fundação Lemann, Fundação Roberto Marinho, do CIEB (Centro de Inovação para a Educação Brasileira) e da Unesco, o projeto em parceria com a SEE/MG, disponibiliza conteúdos pedagógicos que podem ser acessados no portal Estude em Casa!

Inicialmente, serão disponibilizados conteúdos voltados para a educação infantil. Posteriormente, também serão disponibilizados conteúdos pedagógicos voltados para professores e alunos do ensino fundamental e do ensino médio. A grade de divulgação está sendo elaborada pela Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores de Minas Gerais.

Os programas voltados para a educação infantil buscam privilegiar momentos nos quais as crianças, a partir de perguntas investigativas, possam se engajar em propostas nas quais ampliam seus saberes por meio de animações, leituras e contações de histórias, vídeos educativos, propostas de construção e situações nas quais usam seus corpos e movimentos para dançar, brincar e se exercitar.

A elaboração dos vídeos foi baseada na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Cada conteúdo pedagógico segue o seguinte roteiro: abertura do programa; exibição do conteúdo educativo (sequência de vídeos); e atividades para os estudantes.

Para reforçar ainda mais o regime de colaboração entre a SEE/MG e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação Seccional Minas Gerais (Undime-MG), os conteúdos pedagógicos estão disponíveis também para os alunos das redes municipais de ensino. A Undime-MG é uma das entidades que auxiliam na elaboração dos Planos de Estudos Tutorados, ferramenta estruturante do Regime de Estudo não Presencial. Além disso, mais de 70% dos municípios mineiros estão utilizando os PETs durante o ensino remoto. Serão publicados 02 vídeos toda segunda-feira, até 14/12/2020!

Acesse: Projeto Vamos Aprender!

por Jacqueline de Camargos Silva