A ex-aluna Beatriz Reis Ferreira da Escola Estadual General Carneiro de São Roque de Minas venceu a timidez e conquistou seu espaço profissional.

SUPERAÇÃO, palavra com grande significação para todo ser humano. A superação pode ser entendida como o ato de vencer obstáculo ou dificuldade, ou também como a melhora que ocorreu na atividade que cada pessoa desenvolve, mas em nível pessoal, a superação também é a melhora que uma pessoa pode experimentar em suas qualidades pessoais.

No ambiente escolar muitos são os casos de superação. É comum observarmos ao longo dos anos, alunos adentrarem o espaço escolar descrentes de suas próprias capacidades e ao longo do processo de escolarização estes vão se encontrando e se revelando como pessoas de alto potencial e muitas vezes tornam-se líderes nos espaços onde circulam.

Dificuldades financeiras, inabilidades sociais, conflitos emocionais, muitos podem ser os problemas que os alunos enfrentam quando entram na adolescência e cabe a escola como espaço de vivência social auxiliar o aluno a administrar estes conflitos internos e externos para encontrar em si todo seu potencial.

Sendo uma escola que atua nos finais do ensino fundamental e no ensino médio a Escola Estadual General Carneiro carrega em seu interior histórias de superação de diversos alunos. Daqueles que não acreditavam que podiam conquistar seus sonhos pelos mais diversos fatores. Um dos objetivos da escola ao desenvolver o projeto de Cooperativismo, Empreendedorismo e Educação Financeira “Um novo olhar para a educação” ou a Gincana ICE “Integrando Comunidade Escola” é trabalhar estas fragilidades e mostrar aos alunos que a maior superação cabe a você mesmo.

A ex-aluna Beatriz Reis Ferreira é um grande exemplo na escola. A aluna tímida que residia na zona rural do município entrou no sexto ano da escola e tinha dificuldade com a timidez. Ao longo do processo de escolarização a aluna foi se encontrando através dos projetos da escola.

Em 2016, após concluir o terceiro ano do ensino médio a aluna venceu uma série de barreiras, como timidez, restrições financeiras, dificuldade em resolver problemas em lugares estranhos, posto ter morado sempre na casa dos pais na zona rural e mudou-se para a cidade de Passos para cursar matemática na Universidade do Estado de Minas Gerais. Tornando-se aluna destaque do curso com diferentes ações acadêmicas realizadas dentro da universidade.

Atualmente a aluna está formada cursando pós-graduação em matemática. Trabalha na E. E. Professora Izaura de Oliveira Vilela “Barreiro” e é uma grande parceira da escola.

por Sérgio Raimundo Corrêa