Universidade Federal de Viçosa – Campus Florestal e a Central de Ensino e Desenvolvimento Agrário de Florestal – CEDAF tornam pública a abertura das inscrições para a apresentação de trabalhos de caráter científico, tecnológico, educacional e/ou cultural a serem expostos na 8ª Feira de Ciências, Tecnologia, Educação e Cultura (FECITEC) da UFV Campus Florestal, que acontecerá preferencialmente de forma presencial, no dia 10 de novembro de 2022 na UFV Campus Florestal.

Este evento faz parte das ações da SEMANA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA da UFV Campus Florestal e do PROGRAMA INSTITUCIONAL CIÊNCIA NA ESCOLA (PICE), uma parceria da UFV com o Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) e as escolas públicas de Minas Gerais, com apoio e recursos do Ministérios da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Este evento faz parte das ações do projeto registrado no sistema da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFV sob o número PRJ-029/2022.

A FECITEC está em sua oitava edição, consolidando-se como um evento de abrangência estadual, que é aberto à visitação do público em geral. Confira maiores informações no site: www.fecitec.caf.ufv.br

O tema da 8ª FECITEC será:

“O PASSADO E O FUTURO DO DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E SOCIAL PASSAM POR AQUI”!

A Comissão Organizadora sugere que os participantes abordem em seus projetos o tema do evento, entretanto, considerando que o evento busca valorizar a produção, a difusão e a interconexão do conhecimento de diferentes áreas, o tema do evento é apenas sugestivo, sendo aceitos trabalhos de temática livre.

Os três (3) melhores trabalhos de cada nível de ensino (Fundamental I; Fundamental II; Médio/Técnico) por Área do Conhecimento (Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias; Linguagens e suas Tecnologias; Multidisciplinar) que serão premiados com certificados e/ou uma placa de Menção Honrosa.

Os vinte (20) melhores trabalhos de estudantes de escolas públicas, apresentados na FECITEC/UFV, serão premiados com uma bolsa de iniciação científica (BIC-Jr/CNPq/FECITEC/UFV). Entre estes teremos a premiação dos projetos desenvolvidos por estudante mulher; estudante mulher negra, parda ou indígena e estudante com deficiência.

Os melhores trabalhos apresentados na FECITEC/UFV também receberão credenciais e apoio* para participarem de eventos científicos nacionais e/ou internacionais, de educação científica, divulgação e popularização das ciências, como por exemplo: FEBRACE/USP e/ou UFMG/Jovem, podendo ainda serem credenciados à outras Feiras de Ciências ou Mostras Científicas parceiras da FECITEC/UFV, Nacionais e/ou Internacionais.

Alguns trabalhos serão indicados para participarem de outros eventos, sendo que os custos ficarão a cargo dos participantes.

A premiação dos trabalhos vencedores ocorrerá na UFV Campus Florestal, em data a ser definida pela Comissão Organizadora do Evento.

Confira o EDITAL!

As instituições poderão atualizar ou confirmar o interesse de parceria com a FECITEC/UFV, respondendo ao formulário: