O ano de 2022 será um ano letivo cheio de desafios. Nele encontramos uma perspectiva nunca antes vivenciada pelos alunos e professores das redes públicas de Minas Gerais, o retomada da Educação Presencial e Obrigatória pós início da Pandemia da COVID 19.

Após dois anos de incertezas no campo da educação reiniciamos o ano Letivo de Forma Presencial e Obrigatória devido o avanço da vacinação no Estado, conforme estabelecido pela Resolução SEE nº 4.644, de 25 de outubro de 2021.

E, ainda, nesse sentido, orientamos a adoção de práticas de acolhimento na rotina das escolas, em busca do fortalecimento de vínculos entre toda a comunidade escolar, a manutenção dos canais de diálogo permanentes com todos os profissionais envolvidos, visando o amadurecimento do pensamento crítico dos estudantes e o aprimoramento das habilidades socioemocionais com vistas à superação dos desafios encontrados no atual contexto.

O acolhimento no campo da educação é visto como um vínculo, um laço que une escola, estudante e família, contribuindo para o desenvolvimento do processo de ensino aprendizagem. Para o desenvolvimento do acolhimento, deverão ser considerados três princípios:

1. ESCUTA ATIVA: No acolhimento, é importante ter uma escuta coletiva e individual isenta de julgamentos. É fundamental agir com imparcialidade na tratativa dos conflitos emocionais, valorizando a fala de cada um.

2. CUIDADO: O ato de cuidar contempla uma atitude de solidariedade e de desenvolvimento afetivo contínuo com o outro, sendo indispensável para uma relação saudável e bem estruturada no contexto escolar.

3. EQUIDADE: Ter a equidade, enquanto princípio no acolhimento, é estar atento ao outro, considerando as características específicas de cada indivíduo, respeitando suas necessidades e limitações. A equidade requer estratégias diversificadas de acolhimento, com olhar empático, livre de preconceitos e que oportunize espaço de voz a todos.

Dentro desta perspectiva a escola desenvolveu um trabalho com todos os professores a fim de realizar o acolhimento dos alunos para iniciarmos este ano letivo com maior perspectiva de trabalho. Assim os professores iniciaram seu ano com o acolhimento dos Alunos. Confira alguns registros:

por Ednéia Machado