A importância social, cultural e profissional da Língua Inglesa e Cultura Africana!

Black Lives Matter (Vidas Negras Importam)!

Sabe-se que as aulas ofertadas aos sábados letivos devem abarcar atividades diferenciadas da rotina escolar, com intuito de complementar a formação dos estudantes e ampliar as possibilidades de aprendizagem. Os sábados letivos foram organizados contemplando temáticas interdisciplinares e multiculturais. No mês de novembro fizemos memória ao DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA.

Assim, em meio à diversidade de valores e culturas em que estamos inseridos, faz-se necessário repensarmos nossas ações diante das atitudes de desrespeito com os afrodescendentes que formam a população de diversos países, sendo historicamente discriminados e desrespeitados em suas raízes e manifestações.

Assim sendo, percebe-se a necessidade de um trabalho constante que proporciona debates, momentos de reflexão e valorização da cultura Africana, e, também, compreende sua importância para a convivência harmônica com a diversidade negra.

Neste sentido, convidamos pessoas que residem em outros países para explanar sobre o tema: A importância social, cultural e profissional da Língua Inglesa e cultura africana, relatando suas experiências.

Foi um trabalho remoto, desenvolvido por meio do Google Meet. Afinal, a tecnologia veio para nos ajudar a desenvolver este papel tão fundamental para a nossa profissão que, a cada dia, exige mais e mais inovação dos profissionais da educação.

Temos uma aluna da Finlândia (intercambista), matriculada na nossa escola Professor João Menezes, a qual participou do nosso sábado letivo, relatando a cultura e vivências de sua terra. Explanou muito bem sobre o tema abordado. Os outros palestrantes também contribuíram de forma muito positiva e deixaram nossa manhã ainda mais prazerosa. Relataram sobre suas vivências em outros países e o desafio das pessoas negras no mundo.

Como sempre, o sábado letivo foi um “show”, com a presença e participação de vários alunos.

Como diz Paulo Freire: “Educação não transforma o mundo. Educação muda as pessoas. Pessoas transformam o mundo.”

por Conceição Amorim