O Cadastro Escolar é destinado aos estudantes que desejam entrar na rede pública e aos estudantes da rede pública que desejam trocar de escola. O período de inscrição é até 10 de dezembro!

Chegou a hora de garantir uma vaga na rede pública de ensino de Minas Gerais para o ano de 2022. Começou nesta quarta-feira (17/11) o período de inscrição no Sistema Único de Cadastro e Encaminhamento para Matrícula (SUCEM). Pais ou responsáveis, ou o próprio aluno, quando maior de idade, poderão acessar o site cadastroescolar.educacao.mg.gov.br e fazer o cadastro até o dia 10 de dezembro.

Deverá se inscrever no SUCEM o estudante que ingressará no 1º ano do Ensino Fundamental, com seis anos de idade completos ou a completar até 31 de março de 2022, e também aqueles que desejam ingressar nos demais anos de escolaridade da Educação Básica, vindo de outras redes que não a estadual ou municipais que aderiram à iniciativa.

Também podem se cadastrar os alunos matriculados em 2021 em escola pública, mas que a unidade de ensino não ofertará em 2022 o nível de ensino ou ano de escolaridade subsequente, a ser cursado pelo estudante. Aqueles que pretendem retornar aos estudos no ensino fundamental ou ensino médio regular ou na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), também pode se cadastrar, lembrando que para ingresso na EJA é necessário que seja observada a idade mínima de 15 anos para o Ensino Fundamental e 18 anos para o Ensino Médio.

Devem se cadastrar ainda o estudante matriculado em 2021 na rede estadual e que não renovou a sua matrícula para o ano de 2022 e aqueles que pretendem ingressar em cursos da Educação Profissional em uma escola da rede estadual.

► Confira a lista com os municípios que aderiram ao SUCEM.

► Acesse o Passo a Passo elaborado pela SEE/MG para auxiliá-los no momento do cadastro!

► Tem dúvidas sobre o Cadastro Escolar de 2022? Confira o Guia de Perguntas e Respostas!

► Cronograma:

DATA/PERÍODO ATIVIDADE
17/11/2021 a 10/12/2021 Inscrição de candidatos/alunos no SUCEM
20/12/2021 Divulgação dos resultados da alocação dos alunos
20/12/2021 a 14/01/2022 Matrícula dos alunos em Escola Estadual e confirmação no SIMADE pelo Gestor Escolar
A partir de 20/12/2022 Confirmação das matrículas nas Escolas Municipais, conforme cronograma estabelecido pela Secretaria de Educação de cada Município
25/01/2022 a 23/02/2022 Inscrição às vagas remanescentes
25/01/2022 a 23/02/2022 Encaminhamento dos candidatos/alunos às vagas remanescentes nas escolas públicas

Observações:

• Os resultados da alocação serão divulgados no endereço eletrônico cadastroescolar.educacao.mg.gov.br, no dia 20 de dezembro;

• A matrícula dos alunos na rede pública deverá ser realizada nas escolas, no período de 20 de dezembro a 14 de janeiro, de acordo com o encaminhamento realizado pelo SUCEM. Para a efetivação da matrícula, os pais/responsáveis ou o próprio aluno, quando maior de idade, deverão apresentar a documentação listada na Resolução SEE nº 4.643/2021.

• O candidato que não realizar a inscrição no prazo estabelecido não será encaminhado para a matrícula em escolas públicas, devendo submeter-se à inscrição para o processo de ocupação das vagas remanescentes. As inscrições para as vagas remanescentes serão de 25 de janeiro a 23 de fevereiro de 2022.

Fonte: SEE/MG - "Começa nesta quarta-feira (17/11) o cadastro escolar para estudar na rede pública de ensino em 2022".

Atualização:

Caso esteja com problemas para acessar o sistema para o cadastramento escolar, realize os procedimentos a seguir:

Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais