Campanha de Busca Ativa para monitorar e reduzir estudantes infrequentes
Em 2025 o Governo de Minas firmou parceria com o Unicef para fortalecer as ações de identificação e mapeamento de crianças e adolescentes em risco, abandono ou evasão escolar.
A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) lançou no primeiro semestre a campanha Busca Ativa Escolar 2025 – “Lugar de Estudante é na Escola”, com foco em localizar alunos infrequentes, prevenir o abandono e garantir o acesso, permanência e aprendizagem.
As ações envolvem identificação de estudantes ausentes, mobilização das famílias, apoio intersetorial e acolhimento escolar. O plano integra três eixos: Busca Ativa, Diário Escolar Digital+ (DED+) e Garantia dos Direitos de Aprendizagem.
Neste ano, a iniciativa ganha reforço com a parceria entre o Governo de Minas e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), que oferece uma plataforma digital gratuita e metodologia social para mapear estudantes fora da escola e articular políticas públicas.
Um Comitê Intersetorial Estadual, com representantes da SEE/MG, Sejusp, Sedese, SES, CEE, Undime, Caoeduc e PMMG, coordena as ações conjuntas.
Os resultados têm sido expressivos: 94 mil estudantes retornaram à escola em 2024 e 68 mil em 2023, evidenciando o impacto positivo da política de enfrentamento ao abandono e à evasão escolar.
Esses números evidenciam a eficácia dessa campanha, que faz parte do Plano de Enfrentamento ao Abandono e à Evasão Escolar, criado pela SEE/MG em 2023, com ações realizadas desde 2019.
Fonte: Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais
Divulgação